terça-feira, 23 de setembro de 2014

VI SECONEP - de 13 à 21 de Novembro de 2014



Nos dias 13, 14, 16, 20 e 21 de Novembro acontecerá o VI SECONEP (Seminário da Consciência Negra de Pelotas). 
Este evento, desenvolvido pelo Grupo DEA (UFPEL), orientado pela Professora Doutora Rosemar Gomes Lemos, tem por finalidade caracterizar e evidenciar o trabalho da cultura negra na cidade de Pelotas. Para tanto, mostrar a luta de pessoas em prol desta causa, é uma das Funções do SECONEP, uma vez que homenageia guerreiras que lutam pela causa negra, seja como representante social deste povo;  na atuação como um bravo professor da cultura afro,  seja na representação de diferentes manifestações culturais, música, dança, folclore, pintura... Nesta edição, serão três as homenageadas principais: A Griô Sirley Amaro, Ernestina Pereira e as Professoras Negras da UFPEL
E, pensando em dar voz a ações que permitam mostrar para a sociedade pelotense o que sua gente negra faz para não deixar sua cultura de lado, são importantes o diálogo referente aos problemas sociais sobre a sociedade em geral, a mostra cultural e a inserção desta, tanto no que tange a Universidade que tem aberto suas portas com cotas raciais para os negros, quanto a escola com suas inúmeras lacunas impedem ações afirmativas para tratar da sociedade de forma precisa.

Confira, na aba Programação, as atividades que acontecerão em cada dia do VI SECONEP, e participe deste evento, dar  vez ao conhecimento é importante para pensarmos um mundo melhor. Se isso for muito difícil, que seja nossa cidade melhorada, se a cidade for muito, que seja essa mudança dentro de nós, isso já fará muita  diferença.

Texto: Acad. Diego Schmitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário