Novidades


VIII SECONEP


     A grande novidade do SECONEP, “Seminário de consciência negra de Pelotas” este ano será a “TARDE BLACK” no dia 18 de novembro, em conjunto com Centro Cultural Marrabenta/Pelotas-Maputo. Onde no primeiro momento será exibido um curta-metragem produzido por alunos da Universidade Federal de Pelotas chamado “DEUS” o filme. Teremos também desfile de moda com looks inspirados na cultura Africana e confeccionados pelas Alunas do curso de Tecnologia em Design de Moda do IFSUL, além de outros looks, apresentações de grupos de dança, uma Feira para comercialização de acessórios inspirados na África  e é claro muita música boa com os DJs Malu e o MC Will.
     Venha se divertir conosco em alto estilo e com muito cultura.

Local: Clube Fica Ahi Pra Ir Dizendo 
Rua Marechal Deodoro, 368, Centro - Pelotas/RS
Horario: 14h30 às 17h30.

Teaser - "DEUS" o filme



O Grande Legado
Documentário

               No dia 19 de novembro estaremos esperando você para assistir ao documentário "O Grande Legado". Conheça um pouco mais sobre as origens de nossa cultura!

              Tendo na sua trilha sonora  composição do artista local Eduardo Radox, “O Grande Legado” é um documentário resultante da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pela Prof. Rosemar Lemos relacionado ao Patrimônio Cultural e que envolveu oficinas de educação patrimonial, festas tradicionais do município e os depoimentos de 48 entrevistados (portugueses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e brasileiros), que falaram sobre suas origens e manifestações culturais em Setúbal-PT no campo da culinária, música, vestuário e festas tradicionais.
       
Trailer: O Grande Legado | Brasil



Local: Museu do Doce Casarão 8, da Praça Coronel Pedro Osório, Centro - Pelotas/RS
Horario: 15h00 às 17h00.


Kizomba na Praça
Mas, o que significa Kizomba?

     Kizomba era a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. Era a exaltação da vida e da liberdade (alquimia.org).

     No dia 20 de novembro de 2016, na praça da Avenida República do Líbano serão oferecidas ao público, a partir do trabalho voluntário de alunos da UFPel e membros da comunidade, oficinas gratuitas para o conhecimento da nossa história e patrimônio cultural. Neste lugar a cultura negra será valorizada, respeitada e vivenciada.

     Oficinas, grupos de dança e workshops, serão algumas das atividades oferecidas à comunidade pelotense.

     O grupo Design, Escola e Arte apoiado por pessoas, grupos e instituições públicas e privadas comprometidas com a questão negra estará lhe esperando para esta tarde inesquecível.




Novidades das edições anteriores:


KIZOMBA NA PRAÇA

Mas, o que significa Kizomba?

Kizomba era a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. Era a exaltação da vida e da liberdade (alquimia.org).



Criação: Gabriel Acosta Insaurriaga


Então, no dia 16 de novembro, domingo, na Praça Dr Francisco Xavier (Perto do Campo do G.E. Brasil)serão oferecidas ao público oficinas gratuitas para o conhecimento da cultura negra. Será uma festa onde a cultura negra será realmente valorizada.
Hip-hop, Capoeira, Penteados, Customização de roupas, confecção de instrumentos musicais e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das Escolas de Pelotas (referentes a Semana da Consciência Negra) serão algumas das atividades oferecidas a comunidade pelotense.

O grupo Design, Escola e Arte apoiada por pessoas, grupos e instituições públicas e privadas comprometidas com a questão negra estará lhe esperando para esta tarde inesquecível.



Além disso, neste ano a ASUFPEL – Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, através do  Grupo de Trabalho Raças e Etnias se uniu ao Grupo Design, Escola e Arte para a organização e realização do VI Seminário da Consciência Negra de Pelotas – VI SECONEP.
Assim que no dia 20 de novembro, quinta-feira estaremos esperando a comunidade pelotense para participar do evento: “BRASIL SEM PRECONCEITO

Local: Quinze de Novembro, 262
Horário: 09:00 h às 21:00 h
(Em breve  programação completa)

IMPORTANTE - Durante todo evento ocorrerá paralelamente Exposições Artísticas  trabalhos dos escultores Vandico e Camilo Pereira.

Estamos esperando por você. Participe!




VERDADE NA TELA



21 de novembro:  Verdade na tela
Local: ASUFPEL - Quinze de Novembro 262




Mostra de filmes abordando questões culturais, sociais e históricas direcionadas à crianças, jovens e adultos. Haverá discussão sobre os temas abordados ao final de cada filme.
As escolas deverão escrever para deaufpel@gmail.com para manifestar interesse pela participação.

Início 9h:00min
Término: 20h:00min (haverão 3 sessões – manhã, tarde e noite). Em breve detalhes dos filmes a serem exibidos bem como suas sinopses



Um comentário:

  1. Estaremos junto com a comunidade divulgando nossa arte capoeira. M.Dhunga Grupo de capoeira Ilha de Mar Grande.

    ResponderExcluir